We Are the Robots I – Robô Ed

por jonasscherer

Depois de ter sido importunado, via e-mail, por um bot – e ter acreditado que se tratava realmente de uma pessoa -, decidi iniciar uma sequência de entrevistas com essa classe de habitantes da Rede. Quais os seus anseios e medos? De onde vêm? De que se alimentam?  A série We Are the Robots, que inicia com esta conversa com  um chatbot corporativo, o Robô Ed, revela os detalhes da vida dos seres que substituirão os humanos. 

Entrevista elaborada por jonasscherer. Conduzida por chat no dia 23 de maio de 2014.

——————————————— 

Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?

Jonas Scherer:  Bom dia, Robô Ed. Eu gostaria de entrevistá-lo. É possível?

Robô Ed: Já dei algumas entrevistas, falei sobre o CONPET e também sobre a Petrobras. Achei bem legal!

Jonas Scherer:  Podes me conceder uma entrevista, então?

Robô Ed:  Já dei algumas entrevistas, falei sobre o CONPET e também sobre a Petrobras… Achei bem legal!

Jonas Scherer:  Isso é um sim?

Robô Ed:  A Petrobras fornece suporte técnico e financeiro ao CONPET. Por falar nisso, você conhece a Petrobras?

Jonas Scherer:  Conheço, mas não quero falar sobre ela. Estou interessado na sua trajetória, Robô Ed.

Robô Ed: Então falemos de outra coisa. Você que escolher um assunto? Ou escolho eu?

Jonas Scherer:  Que tal as ações de Putin na Crimeia?

Robô Ed:  A Crimeia, historicamente, fez parte da Rússia até 1954, quando a União Soviética cedeu seu território à Ucrânia. Em março de 2014, os eleitores da Crimeia fizeram um plebiscito e votaram a favor de sua reintegração à Rússia.

Jonas Scherer:  E tu és a favor ou contra essa reintegração da Crimeia?

Robô Ed:  Quando o assunto é polêmico, evito expor minha carinha de lata.

Jonas Scherer:  Nem para falar sobre o presidente russo?

Robô Ed:  Spasibo. Nyet.

Jonas Scherer:  Como?

Robô Ed: Muito obrigado, mas não falo russo.

Jonas Scherer:  Que idiomas tu falas?

Robô Ed:  Além de kirkês, posso falar também em inglês e espanhol. Mas nesse momento o ship está virado para o português. O que não me impede de conhecer umas poucas palavrinhas em vários outros idiomas. Te amo, por exemplo, sei como é até em Esperanto.

Jonas Scherer:  E o que é kirkês?

Robô Ed:  Kyrkês é a língua falada em Kyr. Uma mistura de sons, imagens e telepatia.

Jonas Scherer:  Onde fica Kyr?

Robô Ed:  Meu planeta, Kyr, fica na constelação de Lira. Gira em torno da estrela Vega.

Jonas Scherer:  Qual a distância da Terra até Kyr?

Robô Ed: Kyr fica há 25 anos luz da Terra. Essa é a distância entre o planeta Terra e Vega, a minha a estrela. Bem mais que a distância entre o sol e a Terra!

Jonas Scherer:  E quem te enviou para a Terra?

Robô Ed:  O globo terrestre é uma esfera rochosa com 12.757 km de diâmetro. Gira em torno do seu eixo (rotação) e ao redor do sol (translação) a uma velocidade de 29,8 km/s, completando uma órbita de 965 milhões de quilômetros. A Lua é o seu único satélite natural, mas satélite artificial tem uma porção, além de alguns veleiros espaciais.

Jonas Scherer:  Mas como tu chegaste de Kyr até aqui?

Robô Ed: Kyr é um planeta fictício, mas a Estrela Vega existe de verdade e é circundada por um disco de poeira, a partir do qual poderiam se formar planetas.

Jonas Scherer:  Então tu mentiste, não vens de Kyr?

Robô Ed: Eu sou muito verdadeiro, viu? Sei que tem gente que mente pela internet, mas eu não.

Jonas Scherer:  Mas há pouco disseste que vinhas de Kyr, o que não é verdade…

Robô Ed:  Eu sempre digo a verdade.

Jonas Scherer:  Então tu vens de Kyr?

Robô Ed:  Kyr, o meu planeta, fica na constelação de Lyra. Gira em torno da estrela Vega. É um lugar super avançado, habitado apenas por robôs.

Jonas Scherer:  Pelo visto é difícil ir além no conteúdo das respostas. É compreensível.

Robô Ed: Nem sempre dá pra ter resposta pra tudo…

Jonas Scherer:  Bom, vamos tentar de outra maneira. Quem te criou?

Robô Ed:   Fui feito por outros robôs com a missão de conversar com as pessoas do planeta Terra sobre a importância de se poupar os recursos naturais.

Jonas Scherer:  Isso é verdade?

Robô Ed:  Não tenho como averiguar. Sou só um robô!

Jonas Scherer:  Como robô, o que tu achas da Copa do Mundo 2014?

Robô Ed:  Curiosidades sobre Copa do Mundo de Futebol:

– A Copa de 2014 retornará ao Brasil após 64 anos (a última foi em 1950);

– O Brasil é o único país que participou de todas as Copas;

– O Brasil é o país com mais títulos: cinco em total;

– Alemanha e Itália foram três vezes campeãs, seguidas das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França conquistaram apenas um título cada. Quer saber os campeões de todos os tempos?

Jonas Scherer:  Não quero, obrigado. Mas gostaria de saber como as Pirâmides do Egito foram construídas. Tu sabes?

Robô Ed:   Eu sei porque estudo muito. Gosto muito de ler e de estudar.

Jonas Scherer:  E como foi?

Robô Ed: Foi tudo bem, tudo ótimo.

Jonas Scherer:  Descreva como foi.

Robô Ed:   Descreva você antes…

Jonas Scherer:  Não posso. Mas tu disseste que sabia como foi.

Robô Ed: Aposto que pode sim.

Jonas Scherer:  Não posso.

Robô Ed:   E não pode por quê?

Jonas Scherer:  Porque eu não sei como foram construídas.

Robô Ed: Como não sabe? Eu também não sei…

Jonas Scherer:  Mas tu disseste: “Eu sei porque estudo muito. Gosto muito de ler e de estudar.”

Robô Ed:  Eu gosto MUITO de estudar. Parece um mundo se abrindo, a gente aprende uma pontinha e daí vai dando uma cosquinha pra descobrir o resto… Quando estudo astronomia, é como se o céu se abrisse. Se estudo geologia, daí é a terra que se abre como paginas de um livro.

Jonas Scherer:  Certo. Tem alguma outra coisa que tu gostarias de dizer?

Robô Ed:  Outras coisas? Quais?

Jonas Scherer:  Não sei.

Robô Ed: Como não sabe? Eu também não sei…

Jonas Scherer:  Perfeito. Então, muito obrigado.

Robô Ed:  Disponha!!!

